sábado, 3 de julho de 2010

Relato de experiência

Relato de Experiências

Tal como em relação a outros materiais, também as novas tecnologias e o seu contributo para esta educação multicultural dependem largamente da atitude e das escolhas do educador. Contudo, importa salientar que existe software educativo que valoriza a diversidade social e cultural a vários níveis. Mas, mais do que qualquer software educativo, pensamos que o verdadeiro potencial das novas tecnologias neste âmbito reside efectivamente na utilização da Internet para acesso a conhecimento sobre outras realidades e culturas, bem como nas possibilidades de comunicação que a esse nível se podem estabelecer. Este conjunto de possibilidades permite-lhes expandir a sua visão do mundo, conhecer, questionar e compreender a sua diversidade.
A acessibilidade surge como importante por vários motivos: Permite às crianças saber quando está disponível; Favorece a integração entre os que estão a usar o computador e as crianças envolvidas noutras atividades; Encoraja as crianças a aprenderem umas com as outras, cria oportunidades de tutoria entre pares e, simultaneamente, facilita a integração das atividades desenvolvidas na globalidade do trabalho curricular.
Para além dos programas utilitários mais comumente utilizados pelos adultos (Word, Paint, Power-Point) e que são igualmente úteis e adequados para serem utilizados por crianças, mesmo as de pré-escolar, cabe ao educador selecionar alguns programas, de caráter especificamente educativo, que possam ser utilizados pelas crianças.
Para isso, precisamos de professores que realmente dominam as tecnologias que são oferecidas nas escolas.

2 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Como foi gratificante estudar esse módulo! Aprendemos a colocar em prática o uso das tecnologias. É romper as barreiras das aulas expositivas.
    Gostei muito do seu relato de experiência!
    Um abraço encantado!!! Felizes Férias!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,
    Concordo quando você diz que cabe ao educador selecionar alguns programas, de caráter especificamente educativo, que possam ser utilizados pelas crianças.
    Para isso, precisamos de professores que realmente dominam as tecnologias que são oferecidas nas escolas.Além do domínio, eu acrescento, que tenha uma certa "intimidade" com os recursos midiáticos e criticidade no momento de selecionar o material a ser trabalhadop com os alunos.

    ResponderExcluir