quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quem sou eu professor aprendiz

O professor deve saber O QUÊ? COMO? QUANDO? E POR QUÊ desenvolver determinadas ações pedagógicas.
Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos, levando o indivíduo a resolver problemas da vida pessoal e profissional. Para isso, devemos nos sintonizar com o mundo, e isso só é possível se nós educadores formos simultaneamente mestre e aprendiz.
Na minha vida enquanto professora e aprendiz, busco um entrosamento maior com as tecnologias existentes na minha escola, utilizando-as nas atividades diárias com meus alunos, sempre procurando ensinar e aprender, pois acredito que a troca de conhecimentos é muito importante em nossa prática pedagógica, sendo essa troca tanto com profissionais da área quanto com os próprios alunos.
Sempre busco atividades diferentes que desperte o interesse dos alunos fazendo com que eles gostem da minha aula e sintam-se a vontade para colocar suas idéias, questionar e sugerir atividades.
Sempre procuro conquistar a confiança do aluno e mostrar para ele que não estou ali somente para ensinar, mas também para aprender junto com ele e que seus conhecimentos e experiências de vida são muito importantes, pois é partindo desse conhecimento que planejo minhas aulas.
Sempre que posso quebro a rotina de sala de aula, levando-os para assistir um vídeo, filme, documentários, experiências, já previamente discutidas com os próprios alunos, buscando sempre o que mais lhes interessam.
Procuro utilizar sempre todos os recursos existentes na escola e quando percebo que a aula não está interessante para os alunos, confesso que fico frustrada e tento imediatamente mudar minha metodologia de trabalho, pois acho que quando os alunos não participam ativamente da aula, não há aprendizagem. Para isso é preciso que o mesmo interaja com os colegas, com o professor e com o meio em que vive.
Ser professor e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades. As escolas públicas não oferecem condições dignas de trabalho e nem salários adequados para que o professor possa desenvolver um trabalho de qualidade e tão pouco condições de estar constantemente atualizando- se, aperfeiçoando-se e adequando-se as novas tecnologias que avançam a cada dia de maneira espantosa. É um desafio, e desafio estão aí para serem superados, não posso cruzar os braços, vendo as coisas acontecerem, preciso também fazer acontecer.