quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Currículo

Currículo
A tradição escolar sempre apresentou as teorias do currículo como algo isolado e estanque, algo desprovido de significações mais profundas que pudessem contribuir para o desenvolvimento das capacidades intelectuais e cognitivas de cada aluno em particular. O currículo escolar era simplesmente considerado como uma seriação de conteúdos escolares em que cada unidade curricular (disciplina) era estruturada e detalhada de acordo com as exigências e normas da instituição de ensino. O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem formado e coerentemente respeitado em suas determinações.
Mais modernamente têm-se as novas teorias de currículo escolar que se nos apresentam como um recurso, não de resistência, mas de acréscimo àquelas já existentes e que buscam dar conta de um universo educacional mais extenso, mais amplo. O currículo escolar atual não é, portanto, o mesmo proposto pela tradição escolar e conservado de igual maneira por todas as escolas. Pode-se mesmo dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar se forma a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Neste sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência, as quais contribuem para a formação de uma perspectiva construcionista educacional. É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho para que o professor possa explorar no desenvolvimento de suas atividades. Logo, o que se quer dizer é que a escola deve buscar na experiência cotidiana do aluno elementos que subsidiem a sua ação pedagógica e, ao mesmo tempo, recursos que contribuam para a formação do currículo escolar dos educandos.

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Pensando Sobre as Possíveis Mudanças e Contribuições das Tecnologias

Professores de todos os níveis de ensino vivenciam grandes mudanças forçadas pela chegada dos “nativos digitais” às escolas. São crianças, adolescentes e jovens nascidos depois de 1990 e que, mesmo diante das desigualdades socioeconômicas, foram expostos desde muito cedo às mais recentes Tecnologias e Comunicação (TIC).
Levando-se em consideração que a informação está sendo criada e recriada a uma velocidade e num volume jamais vistos, não é mais passível fugir da necessidade de aprender definir bem os que são habitantes nativos da linguagem própria dos computadores, telefones móveis, videogames e internet, pois permite estabelecer sua contraparte, os imigrantes digitais, como a geração que não conheceu essas possibilidades em sua infância, tendo que se adaptar ao novo contexto.
As pessoas aprendem de forma diferente em tempos de convergência digital. O significado de conhecer mudou, pois ao invés de ser capaz de lembrar e repetir tente na busca e na utilização das mesmas. A web 2.0 fez chegar com mais clareza o tempo da chamada cognição distribuída, o modelo de relação sociais fundado na colaboração coletiva, tal como se pode exemplificar com os crescentes movimentos de recursos educacionais abertos.
Existem uma cultura característica da internet que se constrói com a participação de todos os protagonistas, inclusive pelo fato de selecionar e classificar algumas dentre todas as fontes que dispõem, contribuindo com a circulação criativa de informação sobre a qual nenhum individuo ou instituição tem o domínio exclusivo.
A instituições educacionais que se interessam em manter a relevância precisam assumir dentre os fundamentos de suas estratégias que há novos tipos de estudantes, de diferentes idades e classes sociais, interessados em avanças em seus estudos. Em quaisquer dos casos, a adoção das TIC e a mudança dos parâmetros antiquados sobre ensino e aprendizagem tornam-se urgentes. É uma revolução em andamento.