quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Pensando Sobre as Possíveis Mudanças e Contribuições das Tecnologias

Professores de todos os níveis de ensino vivenciam grandes mudanças forçadas pela chegada dos “nativos digitais” às escolas. São crianças, adolescentes e jovens nascidos depois de 1990 e que, mesmo diante das desigualdades socioeconômicas, foram expostos desde muito cedo às mais recentes Tecnologias e Comunicação (TIC).
Levando-se em consideração que a informação está sendo criada e recriada a uma velocidade e num volume jamais vistos, não é mais passível fugir da necessidade de aprender definir bem os que são habitantes nativos da linguagem própria dos computadores, telefones móveis, videogames e internet, pois permite estabelecer sua contraparte, os imigrantes digitais, como a geração que não conheceu essas possibilidades em sua infância, tendo que se adaptar ao novo contexto.
As pessoas aprendem de forma diferente em tempos de convergência digital. O significado de conhecer mudou, pois ao invés de ser capaz de lembrar e repetir tente na busca e na utilização das mesmas. A web 2.0 fez chegar com mais clareza o tempo da chamada cognição distribuída, o modelo de relação sociais fundado na colaboração coletiva, tal como se pode exemplificar com os crescentes movimentos de recursos educacionais abertos.
Existem uma cultura característica da internet que se constrói com a participação de todos os protagonistas, inclusive pelo fato de selecionar e classificar algumas dentre todas as fontes que dispõem, contribuindo com a circulação criativa de informação sobre a qual nenhum individuo ou instituição tem o domínio exclusivo.
A instituições educacionais que se interessam em manter a relevância precisam assumir dentre os fundamentos de suas estratégias que há novos tipos de estudantes, de diferentes idades e classes sociais, interessados em avanças em seus estudos. Em quaisquer dos casos, a adoção das TIC e a mudança dos parâmetros antiquados sobre ensino e aprendizagem tornam-se urgentes. É uma revolução em andamento.

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